Nossa dica desta semana é um delicioso convite!  Um convite a degustar e saborear esta magnífica palestra do psicólogo e professor Guto Pompéia, no Colégio Móbile, em maio passado.

Partindo da narrativa do mito de Ícaro, Guto nos conta brevemente as lições que Dédalo ensina ao seu filho sobre o uso da liberdade e discursa sobre aspectos aos quais devemos nos atentar para o seu perfeito exercício: a diferença entre escolha e decisão; a importância do obedecer/ouvir (o que e a quem); a limitação da liberdade independentemente do outro; a possibilidade do compartilhamento de sonhos e de criação conjunta do mundo, como exercício permanente da liberdade e da essência humana.

Aos pais e educadores, indispensável e obrigatório.

Aos adolescentes, um convite à reflexão.

A todos, uma sugestão! Aproveitem!

Clique AQUI

 

 

 

Share This Post
Tags : | add comments

Resolução 139/CONANDA

Posted by MudaMundo on Thursday Mar 17, 2011 Under Diversos

O Diário Oficial da União de 15/03/2011 publicou a Resolução nº 139 do CONANDA, de 17 de março de 2010, que regulamenta a  criação e o funcionamento dos Conselhos Tutelares no Brasil, além de outras providências.

Em 2008, o CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – publicizou a minuta desta Resolução para consulta pública, considerando a necessidade de atualizar sua própria Resolução nº 75/2001, que estabelecia os primeiros parâmetros para o funcionamento dos Conselhos Tutelares no país.

A Resolução nº 139/2011 é composta por nove capítulos e fornece as diretrizes para todo o processo de criação e implementação dos Conselhos Tutelares nos municípios brasileiros, com destaque para o processo de escolha dos conselheiros.  Ela também estabelece as diretrizes para o funcionamento dos Conselhos, no que diz respeito a sua estrutura, à autonomia de suas decisões, ao esclarecimento das funções, qualificações , direitos e deveres dos seus membros e ao processo de cassação e vacância de mandato.

A “Pesquisa Conhecendo a Realidade” (CONANDA, 2006) revelou a existência de 4880 Conselhos Tutelares nos 5564 municípios brasileiros. Cerca de 680 municípios ainda eram desprovidos destes órgãos, naquela ocasião. Também apontou para a diversidade de deficiências no funcionamento dos Conselhos existentes.

Desta forma, as diretrizes abordadas pela Resolução fazem-se mais do que necessárias.

Veja a Resolução na íntegra: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=15%2F03%2F2011&jornal=1&pagina=1&totalArquivos=96+

Share This Post
Tags : | 6 comments

In Memoriam

Posted by MudaMundo on Wednesday Mar 16, 2011 Under Diversos

“ATACAR! ATACAR! ATACAR!” são as palavras textuais do Professor Antônio Carlos Gomes da Costa em seu primeiro e último artigo do ano de 2011 para o Portal Pró-Menino, da Fundação Telefonica. (Acesse o link abaixo)

Intitulado ECA 2011-2020, o Professor Antônio Carlos não apenas comentou os 20 anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente, como também  nos encorajou a enfrentar esta terceira década do ECA, atacando todas as formas de defesa do indefensável , ou seja, atacando tudo aquilo que contraria a defesa dos direitos das crianças e adolescentes no nosso país.

Pedagogo e educador de projeção, autor de vários livros, teve importante atuação na formulação e implantação do ECA. Ocupou a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, integrou a equipe do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a Organização Internacional do Trabalho – OIT e a UNESCO e, mais recentemente, assessorava diversas empresas e organizações locais e regionais nos temas de proteção de direitos e educação. Perda irreparável, sem dúvida!

Despediu-se de nós com grande maestria e coerência, incentivando-nos a continuar a luta de sua própria vida : a defesa dos direitos da infância.

Assim sendo, que a sua esperança seja o nosso incentivo para prosseguirmos nesta luta! Certamente, esta é a sua vontade.

Boa Leitura!

Fonte: http://www.promenino.org.br/Ferramentas/DireitosdasCriancaseAdolescentes/tabid/77/ConteudoId/a79d597f-0109-4245-9814-622ea9765476/Default.aspx

Share This Post
Tags : | 5 comments