conselho-tutelar-2A Lei Federal nº 12.696, de 25 de Julho de 2012, alterou os artigos 132, 134, 135 e 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Esta lei, além de estabelecer a unificação do processo de escolha dos conselheiros tutelares, em data única, em todo o país, também prevê o mandato de 04 (quatro) anos para os os mesmos e lhes assegura, os direitos à cobertura previdenciária, às férias anuais remuneradas, à licença maternidade/licença paternidade e à gratificação natalina.

De acordo com a Resolução nº 170 do CONANDA, de 10 de dezembro de 2014, o grande responsável pela regulamentação destas eleições continua a ser o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através da expedição de resolução específica, onde conste o calendário detalhado do processo seletivo e os pré-requisitos para a candidatura dos conselheiros.

Estudos recentes, apontam que 63% dos Conselhos Tutelares do país preveem em sua legislação municipal que os aspirantes a candidatos a conselheiros tutelares submetam-se à prova de conhecimentos do ECA, cuja aprovação é obrigatória para concorrerem à eleição.

Neste contexto, a Muda Mundo Consultoria oferece assessoria a municípios que reconhecem a importância da aplicação da prova no processo seletivo, auxiliando os Conselhos de Direitos, na elaboração das mesmas.

Por entender que é fundamental à manutenção do caráter democrático do processo de escolha de conselheiros tutelares que os candidatos cheguem à execução da prova com um nível razoável de equidade, propõe que esta prova esteja associada a um curso de conhecimentos básicos sobre o ECA e a política de promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente, que antecede a sua aplicação.

O curso tem por objetivo qualificar os candidatos para o exercício da função, a partir do conhecimento e compreensão dos princípios jurídicos norteadores dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil e do papel e das atribuições do Conselho Tutelar na garantia destes direitos.

Para maiores informações, deixe aqui a sua mensagem ou entre em contato através dos nossos telefones ou email.

Share This Post
Tags : , , , , | add comments

O Conselho Tutelar é o órgão responsável por cuidar do cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. É de sua competência receber denúncias de todo o tipo de violação de direitos (da violência à falta de políticas públicas) e requisitar os serviços de atendimento necessários para solucionar os problemas.

Desta forma, é de extrema importância que os conselheiros tutelares sejam capazes de desempenhar sua função com competência. A Resolução nº 139/2010 do CONANDA referenda a necessidade de lei municipal que regulamente o processo de escolha dos conselheiros tutelares, em concordância ao previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e às diretrizes especificadas na própria resolução.

Assim, por reconhecer a importância da qualificação ao candidato a conselheiro tutelar, a Muda Mundo Consultoria desenvolveu a capacitação “O ECA e a política de promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente”.

Esta capacitação tem por objetivo qualificar os candidatos para o exercício da função, a partir do conhecimento e compreensão dos princípios jurídicos norteadores dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil e do papel e das atribuições do Conselho Tutelar na garantia destes direitos.

Com carga horária de 20 horas de atividades, os conteúdos trabalhados vão da história da infância e adolescência no Brasil, passando pelos direitos fundamentais garantidos pelo ECA e o conceito de violação a estes direitos, a conceituação do Sistema de Garantias e o estudo das atribuições dos principais atores, princípios gerais da guarda/tutela e adoção e ainda as medidas protetivas e socioeducativas.

Estimular a reflexão crítica dos participantes a partir da exposição dos conceitos teóricos e sua aplicabilidade prática em exercícios cuidadosamente elaborados é o que caracteriza nossa metodologia de trabalho. Além disto, também desenvolvemos material apostilado para auxiliar a compreensão dos artigos da legislação.

No primeiro semestre deste ano, a Muda Mundo Consultoria aplicou esta capacitação no município de Itanhaém, litoral de São Paulo. Foram capacitados 47 candidatos a conselheiros tutelares, por iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente local e em conformidade à lei municipal.

O grau de satisfação dos participantes foi grande: 96% deles avaliaram a capacitação como boa ou excelente, destacando a metodologia e as dinâmicas utilizadas, o que teria facilitado a compreensão do conteúdo e o bom desenvolvimento profissional.

A Muda Mundo Consultoria acredita na importância do Conselho Tutelar como a grande “porta de entrada” da defesa dos direitos das crianças e adolescentes brasileiros e por isto, deseja colaborar cada vez mais na qualificação profissional dos conselheiros.

Share This Post
Tags : | add comments