Em atenção à solicitação do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (SMSE-MA) Ermelino Matarazzo, a Muda Mundo Consultoria reestruturou sua primeira capacitação sobre o Plano Individual de Atendimento e instrumentalizou a equipe técnica do referido Serviço nos fundamentos e conceitos para a construção e o desenvolvimento do PIA dos adolescentes em cumprimento de medidas em meio aberto.

A capacitação aconteceu no mês de setembro, em uma manhã de trabalho. Nas 04 horas de atividades, levantou-se as principais necessidades e dúvidas dos participantes sobre a elaboração do PIA; discutiu-se o processo socioeducativo em consonância ao SINASE e a importância do PIA, neste contexto; recordou-se os modelos já propostos para o Plano Individual de Atendimento e, ainda, discutiu-se as diretrizes estabelecidas para o PIA nas oficinas promovidas pela SMADS, no início do ano.

De posse deste conteúdo, a equipe pôde não apenas repensar sua prática profissional no atendimento aos adolescentes, mas  também pôde perceber a necessidade de investimento na reflexão e no exercício da construção do PIA, uma vez que ele se constitui em importante ferramenta do processo socioeducativo das medidas.

Parabéns ao SMSE-MA Ermelino Matarazzo por também priorizar a capacitação de sua equipe neste tema!

 

Share This Post
Tags : | add comments

Em 25/09/11, algumas escolas particulares da cidade de São Paulo estiveram reunidas para discutir os comportamentos de risco que podem levar os adolescentes ao consumo indevido de álcool e drogas. O evento aconteceu no Colégio I.L.Peretz, que também foi o seu organizador.

No período da manhã, o psiquiatra Dr. Sérgio de Paula Ramos fez a primeira conferência, apresentando as estratégias de um programa de prevenção de drogas em uma escola de Porto Alegre.

Na sequência, três mesas-redondas pretenderam discutir propostas de intervenção na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio. Além da equipe do PrevPeretz, os Colégios Santo Américo, Bandeirantes e Arquidiocesano apresentaram  seus programas e projetos , a fim de se refletir o papel da escola na prevenção e junto à comunidade.

O período da tarde foi aberto pela conferência “Modelo de Proteção e Risco”, ministrada pela médica psiquiatra Dra. Ana Cecília Petta Roselli Marques. Após breve retrospectiva histórica sobre os diferentes modelos de intervenção preventiva nas escolas, destacou-se  com ênfase o Modelo Multicomponentes, que pretende trabalhar com os alunos a auto-estima, a resiliência e o autocontrole, incentivando a qualidade de vida e também discutindo com eles a sexualidade, o mercado de trabalho e a participação política. O importante diferencial deste modelo é a inclusão da família no trabalho de prevenção.

As mesas-redondas que vieram a seguir abordaram temas diversificados:  o controle social, o papel da família e o controle da oferta.

Certamente, a união das escolas para a discussão do tema foi iniciativa importante e pioneira. Esperamos não apenas que haja a continuidade destas discussões, como também que elas  gerem  ações coletivas capazes de garantir o direito à vida e à saúde de muitas crianças e adolescentes.

Mais informações no link: http://www.blogdoperetz.com.br/?p=2554#comments

Share This Post
Tags : | add comments

Encontro com os pais do Ensino Fundamental

O Projeto “Careta também é legal” foi especialmente elaborado para o Colégio Marista – Arquidiocesano, como parte do PIQUE – Programa de Incentivo à Qualidade de Vida na Escola e teve início no mês de junho.

Seu principal objetivo é sensibilizar e orientar os alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e do Ensino Médio, bem como suas famílias, quanto aos riscos do consumo recreativo de álcool e drogas.

Os alunos encenam situações de risco nas ruas

O projeto procura pautar a importância da qualidade da relação entre pais e filhos como fator de proteção aos adolescentes. Com os pais, são levantadas e discutidas as principais dificuldades quanto ao monitoramento da vida social de seus filhos e com os alunos, os maiores riscos e conseqüências presentes em baladas, festas, relacionamentos interpessoais.

Dr. Daniel Cordeiro com os alunos do Ensino Médio

Para isto, alunos e pais recebem informações acerca dos efeitos biopsicossocioais do uso/abuso de álcool e drogas e orientações sobre os fatores e comportamentos de risco e proteção do uso/abuso destas substâncias.

Para este projeto, a Muda Mundo Consultoria, através de sua diretora Roberta Pompêo de Camargo Carvalho (psicóloga e Mestre em Serviço Social pela PUC/SP) buscou a parceria da psicóloga Isabel Ferreira da Silva (especialista em Dependência Química pela UNIAD/UNIFESP e docente do Departamento de Ensino do mesmo local) e do psiquiatra Dr. Daniel Cruz Cordeiro (especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e Mestre em Psiquiatria pela Universidade de Londres – King’s College London).

Confira em: http://www.marista.org.br/marista-arquidiocesano-PIQUE-Segunda-Fase/d132cn41721

Share This Post
Tags : | add comments