II Seminário de Prevenção e Enfrentamento às Drogas

Posted by MudaMundo on Monday Nov 14, 2011 Under Álcool e Drogas

A convite do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – de Cabo Frio, a Muda Mundo Consultoria em Desenvolvimento Social desenvolveu o conteúdo do II Seminário de Prevenção e Enfrentamento às Drogas, com o objetivo de promover a reflexão dos participantes sobre o consumo de crack e outras drogas pela população infanto-juvenil, bem como estimular a articulação entre os diversos atores do Sistema de Garantias dos Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA) do município para a construção de uma política local de enfrentamento à questão.

O evento foi realizado nos dias 27 e 28 de outubro, na Universidade Veiga de Almeida. Organizado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Cabo Frio, também contou com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, do CCS – Conselho Comunitário de Segurança, do COMAD – Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, da Pastoral da Sobriedade, do 25º BPM/RJ, da ALERJ – Comissão de Enfrentamento ao Crack, da Associação Estudantil de Cabo Frio e da  UNI-AMACAF – União das Associações de Moradores e Amigos de Cabo Frio.

Estiveram presentes representantes diversos do Poder Público local, trabalhadores dos serviços de Saúde e da Assistência Social de Cabo Frio e de outras cidades do entorno, trabalhadores de organizações não-governamentais, conselheiros tutelares, representantes do Poder Judiciário, etc.

A Muda Mundo Consultoria estruturou quatro palestras para abordar o tema e provocar discussões sobre o mesmo junto à platéia.

A Drª Alice Gonzales G. C. Cardoso, advogada (Universidade de São Paulo) com atuação na área da infância e adolescência, deu início ao Seminário apresentando considerações relevantes sobre o ECA e a política de atendimento à criança e ao adolescente. Isto porque as ações de enfrentamento do problema do consumo de substâncias psicoativas por esta população devem ser corretamente pautadas pela legislação que regulamenta e defende seus direitos.

Na sequência, o Dr. Daniel Cruz Cordeiro, médico psiquiatra e Mestre em Psiquiatria pela Universidade de Londres (King’s College London), tratou do consumo de substâncias pela população infanto-juvenil e de suas consequências bio- psicossociais. A compreensão do funcionamento cerebral e da ação das drogas no cérebro, a discussão do desenvolvimento neuro-cognitivo na adolescência, os aspectos clínicos do uso de drogas nesta etapa da vida e o diagnóstico de dependência foram alguns aspectos abordados pelo médico, a fim de subsidiar a reflexão sobre o tema.

 

Para finalizar o 1º dia de trabalho, a psicóloga Isabel Ferreira da Silva, especialista em Dependência Química pela UNIAD/UNIFESP, trouxe algumas considerações sobre o tratamento de dependência química e a apresentação de boas práticas no atendimento à crianças e adolescentes.  

No 2º dia, a psicóloga e Mestre em Serviço Social (PUC/SP), Roberta Pompêo de Camargo Carvalho aprofundou a discussão sobre a política de atendimento à criança e ao adolescente, a partir da apresentação do Sistema de Garantias de Direitos a esta população. Compreender as propostas do SUAS e do SUS para o atendimento à crianças e adolescentes cujos direitos se encontram violados e para o atendimento psiquiátrico de crianças e adolescentes respectivamente; delimitar a rede de atendimento local e pensar em um fluxo de atendimento viável ao município são aspectos fundamentais para a definição de proposta de intervenção nesta área. Um dos destaques desta palestra foi a discussão da internação compulsória de crianças e adolescentes por uso de drogas.

Na sequência, a platéia de participantes foi convidada a discutir a questão do consumo de substâncias psicoativas por crianças e adolescentes pensando a intersetorialidade necessária para o enfrentamento da questão. Os resultados da discussão foram apresentados como o encerramento do Seminário. Posteriormente, a equipe de consultores da Muda Mundo sistematizou os principais resultados das discussões e apresentou suas sugestões para o Poder Público local, no intuito de auxiliar a definição das ações prioritárias para o enfrentamento da questão no município.

Excelente iniciativa do município de Cabo Frio em organizar um Seminário disparador para a reflexão das ações de enfrentamento ao consumo de drogas por crianças e adolescentes. Isto demonstra o interesse da comunidade local em definir tais ações em concordância e respeito às garantias de direitos deste segmento da população!

 

 

 

Share This Post
Tags : , , | add comments