Estamos recebendo alguns contatos de Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (SMSE-MA) da capital interessados em capacitações para suas equipes de profissionais.

Um primeiro ponto a ser esclarecido é que a Muda Mundo Consultoria elabora suas propostas de atuação a partir de uma demanda solicitada. Ou seja, vale a pena que as instituições/serviços/conselhos/empresas, interessados no nosso trabalho, façam um contato a fim de solicitar uma proposta de atuação e orçamento, sem compromisso.

No âmbito das medidas socioeducativas, temos duas capacitações já estruturadas sobre o Plano Individual de Atendimento (PIA). Isto porque, no ano passado, fomos procurados por serviços que se interessaram especificamente por este tema. São elas:

1)  Plano Individual de Atendimento no processo socioeducativo das medidas em meio aberto

Com 04 horas de duração, esta capacitação tem por objetivo instrumentalizar os participantes para construção e desenvolvimento do Plano Individual de Atendimento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto.

Trata-se de um trabalho pontual, com foco na exposição dos conteúdos, discussões em grupos e um exercício prático.

2)  Construção do Plano Individual de Atendimento no contexto das medidas socioeducativas em meio aberto de São Paulo/Capital

Esta capacitação tem a duração de 40 horas, distribuídas em 02 encontros mensais de 04 horas cada, por um período de 05 meses. Seu foco é qualificar os profissionais dos SMSE-MA  na construção do PIA , a partir de diretrizes metodológicas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo/ SMADS.

Para isto, utilizamos um caso real atendido no serviço. A este caso serão aplicadas as metodologias de estudo de caso e da construção do PIA adotadas pela SMADS e também serão discutidas propostas de estruturas dos relatórios para que eles possam apresentar, monitorar e avaliar o processo socioeducativo em questão.

A proposta desta capacitação é que haja a junção de dois serviços (da mesma região ou da mesma organização), a fim de proporcionar a troca entre os profissionais das equipes e enriquecer as discussões. Também é aconselhável a participação dos supervisores técnicos dos CRAS/CREAS das regiões, bem como dos gerentes dos serviços.

Para outros esclarecimentos, é só postar aqui as suas dúvidas.

 

Share This Post
Tags : | 5 comments

O tema é polêmico e complexo. Sabe-se hoje que os adolescentes brasileiros estão experimentando bebidas alcoólicas cada vez mais cedo e ainda passam a fazer consumo frequente das mesmas  rapidamente. Mas quais são as consequências da experimentação e do uso de bebidas alcoólicas na adolescência, afinal?  Por que os nossos  adolescentes estão tão vulneráveis ao consumo de  bebidas alcoólicas? Será que o uso de álcool por adolescentes supervisionado pelos pais é garantia da aprendizagem de beber de forma segura?

As respostas a estas e outras perguntas são discutidas no excelente artigo “Reduzir o beber entre adolescentes: responsabilidade coletiva”, escrito pela psiquiatra e especialista em Dependência Química e Sexualidade Humana – Drª Alessandra Diehl e publicado na Revista Anônimos, deste mês.

Não deixe de ler!

Acesse aqui: http://www.revistaanonimos.com.br/_pdf/_03.pdf

 

Share This Post
Tags : | add comments

De volta às atividades: FELIZ ANO NOVO!!!

Posted by MudaMundo on Wednesday Jan 11, 2012 Under Nosso contato com você

 

No ano de 2011, a Muda Mundo Consultoria brilhou! Começamos timidamente mas, aos pouquinhos, fomos conquistando nosso espaço…

Trabalhamos em consonância com a nossa missão: “Contribuir de forma construtiva e interativa para o desenvolvimento social e mudança efetiva da sociedade com base na doutrina da proteção integral à criança e ao adolescente”. E solidificamos nossas ações, sempre orientadas em direção aos valores que norteiam o nosso trabalho e (por que não?) as nossas vidas!

Elaboramos capacitações sobre temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente e neles, formamos profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.

Desenvolvemos um belo projeto de prevenção do uso de álcool e drogas com atuação direta junto aos pais, alunos e educadores de uma escola da nossa cidade.

Estruturamos um ótimo seminário para reflexão do consumo drogas pela população infanto-juvenil, com o objetivo de facilitar a articulação entre os diversos atores do Sistema de Garantias de Direitos do local, para o enfrentamento do problema, na cidade de Cabo Frio/RJ.

Não foi pouca coisa! Foi um ano de trabalho árduo e intenso. Um ano de dedicação e de muita fé!!!

Contudo, apesar de nos orgulharmos de nossas conquistas, apenas nos últimos 15 dias de 2011 também lemos nos jornais:

Brasil tem mais de um milhão de jovens osciosos: Pobreza e violência colaboram para vida de adolescentes sem trabalho e sem estudo – Gazeta do Povo (PR) – 21/12/11

Falta resolver a pobreza na infância – Revista Época – 18/12/11

01 pediatra, 1463 crianças – Estado de Minas (MG) – 20/12/11

Nordeste lidera o ranking de gravidez precoce – O Globo (RJ) – 18/12/11

Cadastro de crianças e adolescentes desaparecidos não funciona – O Estado de São Paulo – 17/12/11

Fortaleza possui 74 pontos de exploração sexual comercial de crianças – O Diário do Nordeste (on line) – 14/12/11

 Quanto ainda há a ser feito!!!!!!!! E quão poucas pessoas se dispõem a fazê-lo… É preciso muito mais! Por isso, nossa mensagem de Natal ficou por conta do escritor José Saramago:

“(…) O egoísmo pessoal, o comodismo, a falta de generosidade, as pequenas covardias do cotidiano, tudo isto contribui para a perniciosa forma de cegueira mental, que consiste em estar no mundo e não ver o mundo ou só ver dele, o que em cada momento for susceptível de servir os nossos interesses. Temos que acreditar nalguma coisa, e, sobretudo, temos de ter um sentimento de responsabilidade coletiva, segundo o qual cada um de nós será responsável por todos os outros. A prioridade absoluta tem de ser o ser humano. Acima dessa não reconheço nenhuma outra prioridade”.

E, justamente, por também entendermos que somos responsáveis uns pelos outros e que somos responsáveis por fazer acontecer é que nos despedimos de 2011 com a bela música de Ivan Lins:

Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor

Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar

Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs

Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá

http://www.youtube.com/watch?v=k6kC2LiAOM8&feature=share

Pois bem… Se mudar o mundo depende de nós, após a renovação dos nossos espíritos (e de um pouquinho de descanso, porque ninguém é de ferro), cá estamos,  prontos para fazermos a nossa parte!

Que venha 2012!!!! Feliz Ano Novo!!!

 

 

 

 

Share This Post
Tags : | add comments