Estamos recebendo alguns contatos de Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (SMSE-MA) da capital interessados em capacitações para suas equipes de profissionais.

Um primeiro ponto a ser esclarecido é que a Muda Mundo Consultoria elabora suas propostas de atuação a partir de uma demanda solicitada. Ou seja, vale a pena que as instituições/serviços/conselhos/empresas, interessados no nosso trabalho, façam um contato a fim de solicitar uma proposta de atuação e orçamento, sem compromisso.

No âmbito das medidas socioeducativas, temos duas capacitações já estruturadas sobre o Plano Individual de Atendimento (PIA). Isto porque, no ano passado, fomos procurados por serviços que se interessaram especificamente por este tema. São elas:

1)  Plano Individual de Atendimento no processo socioeducativo das medidas em meio aberto

Com 04 horas de duração, esta capacitação tem por objetivo instrumentalizar os participantes para construção e desenvolvimento do Plano Individual de Atendimento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto.

Trata-se de um trabalho pontual, com foco na exposição dos conteúdos, discussões em grupos e um exercício prático.

2)  Construção do Plano Individual de Atendimento no contexto das medidas socioeducativas em meio aberto de São Paulo/Capital

Esta capacitação tem a duração de 40 horas, distribuídas em 02 encontros mensais de 04 horas cada, por um período de 05 meses. Seu foco é qualificar os profissionais dos SMSE-MA  na construção do PIA , a partir de diretrizes metodológicas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo/ SMADS.

Para isto, utilizamos um caso real atendido no serviço. A este caso serão aplicadas as metodologias de estudo de caso e da construção do PIA adotadas pela SMADS e também serão discutidas propostas de estruturas dos relatórios para que eles possam apresentar, monitorar e avaliar o processo socioeducativo em questão.

A proposta desta capacitação é que haja a junção de dois serviços (da mesma região ou da mesma organização), a fim de proporcionar a troca entre os profissionais das equipes e enriquecer as discussões. Também é aconselhável a participação dos supervisores técnicos dos CRAS/CREAS das regiões, bem como dos gerentes dos serviços.

Para outros esclarecimentos, é só postar aqui as suas dúvidas.

 

Share This Post

5 Responses to “Capacitações para profissionais executores de medidas socioeducativas”

  1. Ana Says:

    Olá, sou Assistente Social e gostaria de saber informações sobre a capacitação do PIA. Gostaria de saber se este plano é possivel adequar a outros atendimentos ou é especifico a medida sócio educativa. A minha procura é sobre o instrumental para elabora o plano , e montar este plano familiar onde possamos ver todos os angulos de uma familia e ver o que podemos fazer. Aguardo resposta

  2. MudaMundo Says:

    Olá, Ana!
    Vamos por partes…
    O PIA é uma ferramenta de gestão do processo socioeducativo. Ele pode ser aplicado em outros contextos, sim e é possível adaptá-lo e utilizá-lo especificamente para o acompanhamento de famílias em outro tipo de serviço, por exemplo…
    O mais importante é se ter em mente que o PIA é o planejamento do processo de socioeducativo de adolescente em cumprimento de medida. Nele, deverão estar contemplados os objetivos a serem atingidos, as ações a serem desenvolvidas e os indicadores de resultados do processo em questão, ou seja, as formas que utilizaremos para medir se os resultados foram ou não atingidos…
    Se você quiser maiores informações sobre nossas capacitações no tema, entre em contato por telefone ou escreva para mudamundo@mudamundoconsultoria.com.br
    Espero ter te ajudado…
    Abs,
    Roberta

  3. Taiolly Buri Says:

    Boa Tarde, sou Gerente da Fundação CASA Gestão Compartilhada com a ONG Escola de Pais do Brasil em Praia Grande e fiquei super interessada na Capacitação oferecida para Executores de Medidas Socioeducativas e principalmente na parte que explana sobre o PIA. Gostaria de saber se há possibilidade de termos essa capacitação ou como fazemos para entrar em contato com vocês e de repente montar uma turma para a capacitação.
    Grata

    Taiolly Buri

  4. MudaMundo Says:

    Os contatos da Muda Mundo estão no nosso site.
    Contudo, vale a pena registrá-los aqui: mudamundo@mudamundoconsultoria.com.br ou tel (11) 3854-7909.
    Também vale postar um comentário aqui no blog. Entramos em contato assim que possível.
    Abs,
    Roberta

  5. Artur Lucena Amorim Says:

    Gostaria de saber se ha curso de capacitação para executores de medidas socioeducativas no estado do Maranhão,estou precisando fazer urgente este curso,estou trabalhando no CREAS como orientador social e preciso me aperfeiçoar nesta demanda. Caso vocês estejam realizando curso em alguma cidade do Maranhão,solicito informação no meu email: lucenamorim@hotmail.com de já agradeço

Deixar Resposta